Morada:

Rua Paiva de Andrade, 12 CV
2675-424 Odivelas.

Email:

comercial@solpave.com

Teléfones:

+351 913 232 322 (PT)
+34 678 193 764 (ES)

Pode-se dizer que a importância e a preocupação com as juntas é uma questão recente, muito derivada das exigências que surgiram com a verticalização dos depósitos, a certificação das empresas, a abertura do mercado e outros fatores que geraram a necessidade de maiores cuidados não só com as juntas, mas com o piso como um todo.

As juntas devem ser tratadas e não simplesmente tampadas ou “eliminadas”. Existem casos onde as juntas foram preenchidas com materiais epoxídicos rígidos, formando uma ligação extremamente resistente entre os dois segmentos que foram criados antecipadamente através do corte para indicar o ponto onde deveria ocorrer a fissura e assim permitir a movimentação horizontal entre os segmentos.

Em especificações e projetos de piso usa-se a palavra “selante” como indicação do material a ser utilizado no preenchimento das juntas e a descrição do trabalho como “selagem das juntas”. É bem verdade que em alguns casos o serviço a ser feito é a selagem ou vedação das juntas, porém, em função do tratamento indicado para determinada junta de uma área, nem todo material para tratamento da junta irá selar.

A recomendação do IAC (Instituto Americano do Cimento) quanto a materiais para tratamento de juntas é o uso de resinas epóxi.